As cefaleias e enxaquecas, mais conhecidas como dores de cabeça, afetam uma grande parte da população, com cerca de 90% das pessoas a experienciar uma dor de cabeça pelo menos uma vez na vida. Vários fatores podem causar estas dores, como problemas alimentares, hepáticos, hipertensão ou questões dentárias.
A cefaleia tensional é um dos tipos mais comuns, caracterizada por dor de intensidade leve a moderada, normalmente descrita como uma sensação de pressão ou aperto, muitas vezes comparada a um capacete apertado em volta da cabeça, focando-se na zona das têmporas, nuca ou topo da cabeça. Esta condição está associada à tensão excessiva dos músculos dos ombros, pescoço, couro cabeludo e face, gerando pontos de tensão chamados Trigger Points, que ao serem estimulados, provocam dor local e referida.
Os músculos mais afetados incluem o trapézio superior, esternocleidomastoideo, elevador da omoplata, suboccipitais e mastigadores. No tratamento osteopático, o diagnóstico é feito através de uma avaliação clínica detalhada, com o objetivo de identificar as causas que geram e mantêm os Trigger Points. A osteopatia utiliza técnicas eficazes para eliminar estes fatores, demonstrando resultados positivos no controlo e cura desta condição.
Massano Saúde | Osteopatia e Fisioterapia
Montijo: 962 301 918
Gabinete de Osteopatia do Barreiro: 911 177 305
Comentários